O node surgiu em 2009 e, apesar de ser considerada uma tecnologia nova, já é utilizada por grandes empresas como Netflix, Uber. A escolha se deu pela alta capacidade de escala, arquitetura, flexibilidade e baixo custo. Além de ser uma ótima opção para implementação de Microsserviços e componentes da arquitetura Serverless.
O node não é uma linguagem de programação nem um framework javascript, ele está mais para uma plataforma de aplicação. Com o node.js, você programa utilizando a linguagem JavaScript, a mesma usada há muito tempo no client-side das aplicações web. Javascript é uma linguagem de scripting interpretada, embora seu uso com Node.js guarde semelhanças com linguagens compiladas, uma vez que máquina virtual V8, faz etapas de pré-compilação e otimização antes do código entrar em operação. O resultado desse processo é entregue como código de máquina server-side, tornando o Node.js muito eficiente na sua execução e consumo de recursos.
O que diferencia o Node.js de outras tecnologias, como C#, Java, é o fato de sua execução ser assíncrona e single-thread. Por assíncrona entenda que cada requisição ao Node.js não bloqueia o processo do mesmo, atendendo a um volume absurdamente grande de requisições ao mesmo tempo mesmo sendo single thread, enquanto as outras linguagens a execução é multi-thread.
Vantagens do Node.js
A Flexibilidade que o Node oferece, permite que ele seja uma plataforma com potencial de ser utilizada em qualquer situação, com o NPM sendo o seu gerenciado de pacote e também o maior repositório de software do mundo, que vem junto com ele e que é muito útil no desenvolvimento Node. Por anos, o Node tem sido amplamente usado por desenvolvedores JavaScript para compartilhar ferramentas, instalar vários módulos e gerenciar suas dependências.
A Leveza de um ambiente em node.js não exige muitos recursos computacionais em comparação com outras tecnologias mais tradicionais, ou seja, menos custo.
A Produtividade da equipe pode ser melhorada, isso porque javascript é utilizada tanto no frontend quanto no backend, isso pode servir para iniciar o uso do Node.js que tem baixa curva de aprendizagem, além que pode gerar equipe multidisciplinares, com um melhor aproveitamento dos recursos.
Caso de usos mais comuns
O node.js funciona muito bem com aplicação em tempo real, isso significa uma arquitetura que atende tanto o lado do cliente quanto o lado do servidor, deixando assim, a experiência do usuário mais fluida e sem interrupções, um exemplo comum é uma aplicação de conversa (chat). A Uber usa em sua estrutura o que permite o sistema está mais disponíveis e poder responder mais rapidamente as solicitações.
O Node.js é altamente escalável e leve, além de ter potencial para suportar um número maior de conexão simultâneas do que servidores tradicionais.
O Node.js pode ser utilizado nos projetos mais diversos, como mobilidade, seguros, medicina, delivery entre outros, mantendo uma excelente escabilidade e performance.
Mostrando a importância e a versatilidade dessa tecnologia, temos equipes experientes. Oferecer o melhor em modernidade e segurança no desenvolvimento, esse é o nosso foco. Deseja saber mais ? Fale agora conosco clicando aqui.